Olá!
Tem dias que tudo que a gente queria era ter outro cabelo, não é mesmo? Ficam revoltos, desgrenhados, um horror!!!
Então vamos cuidar deles? Será que assim eles viram nossos amigos? Achei essas dicas
no
Prá começar vamos ver os erros que cometemos na hora de lavá-los!
no
-Usar xampu e condicionador não apropriados
O primeiro passo para uma boa lavagem é fazer o diagnóstico dos seus fios e saber de quais produtos eles precisam. Usar xampu e condicionador específicos para oleosos, coloridos ou com química, por exemplo, é essencial para garantir a beleza do seu cabelo.
-Aplicar o xampu direto no cabelo
O ideal é misturar o xampu em um potinho com água, antes da aplicação. Não é uma regra, mas diluir o produto evita o acúmulo de xampu nos fios. Mas atenção! A mistura só deve ser feita imediatamente antes da aplicação, já dentro do chuveiro, para não correr o risco da água alterar a composição do produto.
-Passar xampu no comprimento
Ele tem componentes detergentes em sua fórmula, que ajudam a limpar o fio e retirar o excesso de oleosidade. O problema é que as pontas já têm pouca oleosidade naturalmente e em contato com o produto acabam ficando ainda mais ressecadas. Concentre a lavagem no couro cabeludo e deixe a espuma escorrer pelo comprimento e pontas, assim você tira a sujeira sem agredir o cabelo.
-Usar xampu de limpeza profunda com muita frequência
É um erro comum para quem tem cabelos muito oleosos e acredita que o xampu antirresíduos ou de limpeza profunda podem melhorar. Eles podem até dar mais leveza ao cabelo logo após a lavagem – claro, afinal eles levam tudo embora, a sujeira e também os nutrientes – mas o couro cabeludo entende essa limpeza extrema como uma agressão e passa a produzir ainda mais oleosidade. Ou seja, você entra em um ciclo vicioso. O ideal é usá-lo 1 vez a cada 15 dias no máximo, para retirar resíduos de produtos e poluição. E a regra é válida para todos os tipos de fios, não só os oleosos.
-Lavar com água muito quente
Temperatura muito alta faz as escamas dos fios se dilatarem, deixando-os ressecados e opacos. Além disso, a água quente estimula a produção de oleosidade. O ideal é tomar um banho morno, mas se isso for impossível, deixe a cabeça embaixo do chuveiro o mínimo possível.
-Esfregar o couro cabeludo com intensidade
Colocar muita pressão na ponta dos dedos e até usar as unhas para lavar o cabelo, pode machucar o couro cabeludo e estimular a atividade das glândulas sebáceas, fazendo aumentar a produção de sebo como proteção. Para os fios não ficarem oleosos, massageie com suavidade durante alguns minutos, sem esfregar.
-Deixar o condicionador chegar ao couro cabeludo
O erro é comum principalmente em quem tem cabelo mais curto, mas ele pode entupir a saída dos fios causando uma série de danos como queda e caspa. Como o condicionador deve ser aplicado somente no comprimento e pontas, evite encharcar a mão de produto. Retire o excesso de água dos fios e vá aplicando aos poucos, mecha por mecha.
-Achar que o condicionador basta
A máscara de hidratação é necessária, sim! Embora o condicionador deixe os fios mais macios e desembaraçados, ele não consegue repor todos os nutrientes necessários. A máscara tem a ação mais intensa e atua na reconstrução do cabelo, dando força, maciez e brilho. Use-a no comprimento e pontas, ao menos 1 vez a cada 15 dias.
Agora, se você quer dar um banho de brilho no seu cabelo, uma opção é usar um tonalizante.
Veja porque:
Este tipo de produto não clareia os fios. Serve para mudar o tom, intensificar a cor e dar brilho. Os tonalizantes podem ser usados por quem tem outros tipos de química, como escovas progressivas, porque não alteram a estrutura dos fios. Antigamente, os tonalizantes desbotavam após algumas lavagens e, por isso, a manutenção devia ser feita a cada 20 dias. Com as fórmulas atuais, no entanto, você deve reaplicar o produto a cada 30 dias, por causa do crescimento da raiz (mesmo intervalo de manutenção de uma coloração permanente). Se você tiver muitos fios brancos, a melhor opção ainda são as colorações permanentes.
No mercado já existem versões incolores que são perfeitas para quem não tem tintura nos cabelos. Vale usar mesmo assim, para ganhar muito mais brilho no cabelo.
Como turbinar o brilho!
Você já ouviu falar de banho de brilho, certo? A técnica nada mais é do que a aplicação do tonalizante misturado a um creme de hidratação para deixar os fios mais brilhantes. Para fazer em casa, misture duas medidas de creme de hidratação de cor branca para cabelos com uma medida de produto. Exemplo: se a bisnaga contém 60 ml, misture com mais 120 ml de creme hidratante. Aí, é só aplicar conforme as instruções. A dica é escolher a mesma cor que você costuma usar na coloração. Invista no banho de brilho uma vez por mês ou sempre que sentir os fios opacos.
Se o que você quer é reparar os danos causados em seus cabelos pela química, secador, etc. e deixá-los mais fortes, faça uma cauterização. Sabe o que é? É a reconstrução da camada externa dos fios. Se o cabelo estiver muito destruído, faça de 15 em 15 dias, até que ele fique saudável de novo. Mas você não precisa ir no salão! Faça em casa, é fácil! Veja como:
1- Lave com xampu antirresíduos. Além de limpar profundamente o cabelo, ele abrirá as escamas para que o fio receba a queratina. Se também quiser hidratar, essa é a hora de aplicar uma máscara de hidratação só no comprimento.
2- Seque um pouco com uma toalha.
3- Aplique queratina líquida (a venda em boas farmácias) em mechas de +- 3 dedos. Coloque uma touca térmica ou cubra a cabeça com papel alumínio e deixe agir por 20 min. Enxague.
4- Tire o excesso de água com a toalha e aplique protetor térmico. Seque com o secador e passe a chapinha cerca de quatro vezes em cada mecha, para selar as cutículas do cabelo (essa é a parte mais importante). Se não quiser ficar com os cabelos lisos, por causa da chapinha, lave de novo e pronto! Seu cabelo ficará macio, sem frizz, mais forte e saudável. Não é o máximo!!!
Será que assim vamos levar menos sustos pela manhã, quando olharmos no espelho?
Acredito que esses cuidados podem ajudar muito!
Então, tá esperando o que prá ter cabelão de top model?
Beijinhos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário