quinta-feira, 19 de maio de 2016

Olá

Você já deve ter ouvido falar de Feng Shui. É uma filosofia milenar chinesa que trata da organização dos espaços dentro de uma casa, para que a energia flua harmoniosamente criando ambientes favoráveis ao bem estar de todos.
Marie Kondo – uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, segundo a Time – lançou vários livros especializados em organização. Em seus guias, ela não fugiu da cultura oriental. Da mesma forma que o Feng Shui, ela ensina que organizar a casa interfere diretamente no nosso organismo e bem estar.
Aqui estão algumas dicas baseadas no livro para você organizar sua casa e sua vida! Ponha em prática!

Faça tudo de uma vez

Ignore aquela história de que precisa separar um cômodo por dia ou que pode ir aos pouquinhos. Você precisa colocar diante dos seus olhos tudo o que tem, então organizar em sua mente o que precisa ser feito. Escolha começar o quanto antes possível.

Descarte, descarte, descarte!!

Não comece a organizar antes de ter feito o processo de descartar. Não adianta guardar as coisas imaginado: “um dia posso precisar”. O maior exemplo disso são os manuais de instrução, depois da internet ninguém mais usa aquilo. 

Uma dica que aprendi com o Feng Shui: faça três pilhas: Guardar, Doar e Lixo!

Comece pelo fácil

Na hora de descartar, comece pelas coisas que você tem menor apreço e deixe as coisas de valores sentimentais pro final.

Aprenda a dizer adeus

Não precisa se sentir culpado, agradeça as alegrias que lhe trouxe e o tempo que passou com você. Carta de amor antiga? Diga adeus com muito amor e carinho.

Só guarde o que ama

Se você quer organizar a vida, deve pensar sobre tudo aquilo que está jogando fora. Não livre-se aleatoriamente, segure cada objeto em sua mãos e pense sobre o significado dele para você. “Só guarde aquilo que lhe trás alegria”, afirma a guru. Esse ensinamento dá pra levar pra vida.

Desapegue

Para a guru isso tudo é muito importante, então vamos reforçar mais uma vez. Ela sugere que haja um dialogo com suas coisas, é necessário entender o porquê daquilo não servir mais.

Separe a papelada

Segundo a especialista, você deve separar os papéis em dois grupos:
Para guardar
Precisa lidar

Isso significa que todos os que não se encaixarem em nenhuma das duas opções, devem ir pro lixo (para reciclar). Lembre-se de tudo o que você pode conseguir online e livre-se daquela papelada que serve apenas para cultivar ácaros. Kondo acredita que, hoje em dia, as únicas coisas que você precisa guardar são contratos e documentos oficiais.

Arrume por categorias

É muito comum as pessoas arrumarem o quarto, depois a sala e por aí vai. Mas dessa forma você não tem total noção de itens repetitivos. Ao invés de organizar por cômodo, organize por categorias.

Se você for arrumar suas roupas, recolha cada peça de roupa que está espalhada pela casa e só depois comece arrumar. Kondo afirma que se você esquecer de um peça, é porque não possui muito valor e então deve ser doada, ou virar pano de chão. 
Lembre, se passou duas temporadas esquecidas no armário, doe! A moda volta mas a modelagem nunca é a mesma. Você vai ficar brega!

Caixas para organizar, não!

Dica polêmica, ao contrário do que normalmente indicam, a guru diz que não devemos comprar caixas para organização, pois serão mais itens para organizar depois. Ela afirma que com o tempo vamos nos esquecendo delas e a bagunça começa novamente.

Dobre as roupas e poupe espaço

Com exceção dos casacos pesados e dos vestidos delicados, a maioria das roupas ficam melhor organizadas quando dobradas. Uma roupa dobrada adequadamente usa muito menos espaço.

Kondo afirma que você pode guardar de 20 a 40 roupas dobradas no mesmo espaço necessário para pendurar 10.

Guarde-as corretamente

Nunca guarde suas meias em formato de bola. Kondo afirma que as meias estão de férias na gaveta, elas passam o dia trabalhando, aguentando a pressão e a fricção para proteger os nossos amados pés.
Na hora de guardar não devemos forçá-las novamente, assim como no Feng Shui, devemos deixar fluir a energia.

Mande todo mundo embora

Mãe, vó, tia, irmão, cachorro, tudo pode ter impacto negativo na hora do desapego. A sua mãe não vai aceitar ver você jogando fora aquele seu primeiro livro de colorir da sua infância. Prefira fazer o trabalho sozinho.

Curta o silêncio

Arrumar a casa é quase uma atividade de meditação. Kondo recomenda que se você realmente não aguenta o silêncio e o contato com os seus pensamentos, coloque uma música instrumental calma e em baixo volume.

Crie o hábito da arrumação

Ao chegar em casa após um dia de trabalho, jogar as coisas pro alto parece até um ritual de libertação. Mas não é, pois você fica preso a energia negativa da bagunça. Resista essa tentação, só relaxe depois de colocar as coisas no lugar, então perceba como o seu descanso terá mais qualidade.

Mais uma coisinha! O que não serve mais prá você, pode ser um tesouro prá outra pessoa! Doe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras postagens